Projeto troca materiais recicláveis por bônus na conta de energia elétrica

Foi inaugurado nesta sexta-feira (4), em Presidente Prudente, o primeiro posto de coleta de materiais recicláveis do Projeto Conta Cidadã, realizado pela concessionária de eletricidade Energisa. A iniciativa consiste na aquisição de materiais recicláveis, por parte da agência, e no desconto, no valor adquirido, na conta de energia do cidadão que vender os produtos.

Os materiais recicláveis (metal, plástico e papel) poderão ser trocados pelo bônus na conta de energia no posto de coleta que ficará no cruzamento entre as avenidas Ana Jacinta e Juscelino Kubitschek de Oliveira, na zona oeste da cidade. A troca poderá ser feita todas as sextas-feiras, das 8h às 16h. Na primeira vez, o cidadão fará um cadastro e receberá um cartão que deverá ser apresentado em todas as oportunidades que for trocar o material.

“Hoje a pessoa que quiser vender sucata vai juntar e levar em algum local que compre, onde existe uma tabela de preço. Então, é exatamente isso, aquela tabela de preços estará no nosso posto de coleta, a pessoa levará o reciclável, pesará o mesmo e verá o quanto deu através do valor do material na cotação do dia. Assim, aquele valor vem como crédito na próxima conta de energia que o munícipe receber”, explica Jonas Gonçalves, assessor da diretoria da agência de Presidente Prudente.

De acordo com ele, ao todo serão três postos de coleta em Presidente Prudente. Além do que será inaugurado nesta sexta-feira (4), outros dois deverão ser entregues em janeiro. Embora o posto fique localizado em Presidente Prudente, Gonçalves afirma que moradores das cidades da região, cuja energia é concedida pela Energisa, também poderão trocar os materiais recicláveis pelo bônus.

Segundo Gonçalves, a Energisa cria o ambiente para que a transição possa acontecer. “Oferecemos o local e o mecanismo para que a receita venha via fatura de energia. Quem colherá o material no posto, já é a empresa que dará a destinação correta ao reciclável”, conclui.

Materiais recicláveis

Poderão ser trocados pelo bônus na fatura de energia materiais como metal, latas de alumínio, panelas, trilho de cortina, ferro, latas de milho e ervilha, grades, portas, janelas e geladeiras velhas, fogão, portão, chumbo e canos. Já em relação a papel, os itens poderão ser branco, como cadernos e folhas usadas de escritório; misto, como jornais, revistas, encartes e informativos; e embalagem longa vida.

Poderão ser trocados ainda plásticos, como pet, garrafas de água e refrigerante, forros, mesas, cadeiras, recipientes de produtos de limpeza e higiene, garrafas de óleo, vasilhas de cozinha, sacolas de mercado e sacos de mantimentos em geral.

Eficiência energética

O projeto faz parte do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Para Jonas Gonçalves, a iniciativa é uma ótima oportunidade de pensar no meio ambiente e garantir um bom desconto na conta de luz. “Este projeto enquadra-se perfeitamente na visão moderna de sustentabilidade. Além de beneficiar os clientes com os descontos nas faturas, contribui para o uso adequado e consciente da energia elétrica, já que é necessário um consumo menor da energia para o reprocessamento dos materiais recicláveis em relação à produção básica a partir da matéria-prima”, salienta.

Para participar do Projeto Conta Cidadã, o cliente precisa fazer o cadastro no posto de coleta, apresentar uma conta de energia e assinar um Termo de Adesão. Após o cadastro, o cliente recebe um cartão de Conta Cidadã que deve ser apresentado sempre que levar os materiais para troca por bônus.

Os resíduos devem estar limpos, secos e separados. O valor do desconto depende da quantidade e do tipo de material levado, pois cada resíduo tem seu valor de mercado. O desconto é válido apenas para consumidores residenciais e não se estende a empresas e comércios.

 

Fonte: Portal G1 – 03.12.2015